''Mensagem Otimista de fim de ano do Nonô''

04/05/2010 00:17

Mais um ano chega ao fim.

 

Acredito que um ano diferente para o modelismo radiocontrolado.

Arriscaria até acrescentar que o ano foi um marco divisor de águas.

Praticamos Hobby radiocontrolado a mais tempo do que consigo lembrar-me e este ano de 2009, em minha ótica, foi um demarcador. Tivemos em 2008 um ano em que muitos analistas financeiros declararam, devido à crise econômica que teve como estopim a crise imobiliária norte-americana, que seria o armagedom financeiro do mundo. Um outro “analista” conhecido nosso disse que o maremoto, para o Brasil, seria apenas marolinhas. Não sei como, este último estava certo. Após um impacto inicial gerado mais por motivos psicológicos e/ou oportunista do que por causas reais, o país retomou sua vida econômica. O dólar voltou ao seu patamar anterior.

Porque estou comentando tudo isto?

Simplesmente porque, infelizmente ou não, Hobby radiocontrolado (excetuando-se brinquedinhos vendidos em supermercados) é um esporte CARO! E quem afirmar o contrário, ou está mal intencionado ou não conhece o assunto.

Independentemente disto, em 2009 houve uma conjunção de fatores que nos permitiu ver o Hobby crescer de uma maneira sem precedentes. Ajudamos muitos colegas de Hobby e recebemos neste ano um grande número de consultas de como iniciar nele, como aperfeiçoar-se, como organizar associações, como construir pistas de OnRoad, de OffRoad, medidas das mesmas que as permitissem candidatar-se ao “circo” dos campeonatos, etc. … Só de consultas para ajuda de construção de pista, assessoramos, Caxias, Santo Augusto, Poços de Caldas, Belo Horizonte,         Rio de Janeiro, entre outros.

Recebemos convites e participamos como competidores ou simplesmente como “prestigiadores” de vários eventos. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Pernambuco, Goiás, Santa Catarina. Em nível nacional podemos destacar as etapas do Brasileiro de On e de Off, o Brasileiro de Borracha em Pernambuco, o Curitibano, o Paulista, a Copa das Américas, onde os organizadores fizeram mais do que o esperado para que estivéssemos presentes. Em nível do interior do Rio grande do Sul, o pessoal de Caxias, Rio Grande, Santo Augusto, marcou sua presença, seja pessoalmente, seja divulgando suas atividades locais.

Chegamos a uma fantástica situação em que o número de eventos que aconteceram este ano superou a nossa capacidade de participar deles.

Entretanto, se por um lado existe um aumento das possibilidades de participar dos eventos relacionados ao Hobby, não existe celeridade na renovação, na oxigenação dos praticantes. O número de Hobbystas renova-se numa velocidade menor do que seria desejável. Nosso maior embate hoje é mostrar ao grande público que não nos conhece, que existimos. Isto fará com que a vida dos que fazem do Hobby a sua vida seja facilitada. Multiplicar-se-ão as oportunidades de compra, venda, troca. Aumenta-se a diversidade do grupo, aumenta-se consequentemente a dinamicidade dele.

Dificuldades, sempre existem. E normalmente elas são superadas por um grupo de teimosos e/ou abstinados que trabalham em prol de si, mas também em prol do todo. Eles minimizam sua atenção àquele pequeno grupo dos partidários da “Lei de Gerson”. Como diz um grande incentivador do nosso Hobby: _ “A eles (os ‘Gersons’), a seleção natural fará com que se auto exterminem”. E a realidade tem mostrado ser isto uma verdade.

Por todos estes fatores, sou um hobbysta otimista. Se nossa atividade conseguiu sobreviver no passado com todas as dificuldades que se apresentavam, hoje, com maior acesso à informação, pela divulgação do conhecimento antes restrito a uns poucos, pela maior diversidade de opções, pelo dólar com uma taxa mais favorável à nossa capacidade financeira, pelo número de eventos que pipocam em todo o país, espero que consigamos atrair um número cada vez maior de praticantes capazes e bem intencionados. Afinal, esta é uma atividade que pode nos trazer muito prazer, crescimento pessoal e diversão.

Assim, com o término de 2009 com a sensação de que muito aconteceu e de que muito se “curtiu”, desejo a todos muito otimismo e muitos recursos para que tenhamos uma ótima década.

 

Tio Nonô RC

dezembro de 2009

tionono@mail.com