O que é Automodelismo?

10/11/2009 11:56

 AutomodelismoEsses carros radio controlados ou automodelos-rc como são chamados,  estão sendo cada vez mais difundidos no lazer e no esporte dos brasileiros. Os modelos são réplicas idênticas aos automóveis de verdade em escalas menores, controlados por ondas de rádio. Não há trilhos, o automodelo vai onde se desejar. Para quem gosta de velocidade, é adrenalina pura, atingem marcas impressionantes, no caso de uma capotagem, não existe risco nenhum para quem dirige, pois afinal, o piloto não está à bordo. É indescritível a sensação que se tem ao pilotar essas máquinas numa pista de competição, o realismo da troca de marchas e do câmbio automático é emocionante. É também gratificante ver os resultados dos acertos feitos nos carros, são esses acertos que podem fazer de você um campeão. Esse esporte aproxima as pessoas, existe uma troca de conhecimentos e experiências. Aqui pai e filho brincam juntos, intensificando a amizade que já existe. 

 


Como funciona: O funcionamento é bastante simples, a transmisão é feita pelos comandos do rádio transmissor que está com o piloto, no carro existe um receptor que capta esses sinais, e os direciona tanto para o acionamento do motor e freio como para o acionamento do volante.(mais adiante falarei mais sobre isso) Os automodelos hoje em dia, na sua maioria, são adquiridos prontos, já montados, mas se desejar, poderá optar pelos modelos de competição os chamados top de linha, nesse caso, além da montagem será preciso adquirir motor e rádio separadamente de acordo com a sua necessidade.  Qual escolher:


EXISTEM DUAS VERSÕES


-Elétricos:  que trabalham com motores alimentados à energia de baterias recarregáveis, passando por um speed-control(controle de velocidade). Esse tipo de carro é bem silencioso, não faz muita sujeira, não exige grandes espaços e a manutenção é mais simples, porém é necessário algumas baterias sobressalentes e um bom carregador de baterias. Com a chegada dos motores brushless, esses carros estão ganhando velocidades impressionantes e é claro, os espaços já terão de ser maiores.


 


 


-Combustão: são os automodelos alimentados por um combustível especial a base de álcool, óleo de rícino ou sintético e nitrometano. Esse composto já vem pronto para ser usado e pode ser adquirido com facilidade em qualquer loja do ramo. O motor é dois tempos, cujo funcionamento é muito parecido com um motor de moto miniaturizado. O automodelo à combustão, faz um pouco de sujeira e um pouco de barulho, mas é muito emocionante quando possui câmbio de duas velocidades.


 


É necessário saber também, se o automodelo andará no asfalto, na terra ou em circuito misto(Rally). Para andar no asfalto ele deverá ter a suspensão baixa para melhor estabilidade e não capotar em curvas de alta velocidade.



Para andar na terra, a suspensão terá que ser bem mais alta para poder passar por lombadas e desníveis. 


Para circuito misto(rally), seria uma altura intermediária.  Acertos: Essa é a melhor parte. Para quem quer só se distrair, não há necessidade de se dar muita importância para isso, mas se a finalidade é competir, são eles que fazem a diferença, os ajustes e acertos dos automodelos, são comparáveis aos acertos dos carros de verdade, nós temos: convergência, cambagem, caster, pressão de óleo e molas no amortecedor, vários tipos de rodas e pneus, bolha(carenagem) que pode ser substituída, câmbio que pode ter sua relação de marchas modificada, motor que pode ter sua taxa de compressão alterada de acordo com as condições atmostéricas e combustíveis utilizados, também podemos estar alterando a viscosidade do óleo dos diferenciais, isso modifica o comportamento do carro nas curvas. Enfim, seu carro poderá ter um rendimento compatível com o acerto feito, para os mais diversos tipos de traçados e regiões.. 

 

 

FONTE: https://www.automodelismo-rc.com.br