Centro de Rolagem

01/06/2010 13:12
CENTRO DE ROLAGEM

Centro de rolagem na teoria





O centro de rolagem, é um ponto imaginário, onde o chassis rola, e é determinado, em razão do desenho da suspensão. As suspensões dianteiras e traseiras, normalmente possuem diferentes centro de rolagens. O eixo de rolagem, é uma linha imaginária, entre o centro de rolagem dianteiro e traseiro.
A quantidade de que um chassi rola na curva, depende da posição do eixo de rolagem, em relação ao centro de gravidade do carro. Quanto mais perto o eixo de rolagem estiver do CG, menos o chassi rolará na curva. Um centro de rolagem mais baixo, geralmente produz mais tração devido a rolagem do chassi.
O centro de rolagem tem um efeito imediato sobre a dirigibilidade do carro, enquanto que nas barras estabilizadoras, amortecedores e molas requerem que o carro role, antes de produzir algum efeito.

Determinando a localização do centro de rolagem

O diagrama a seguir, pode variar de carro para carro:

• A linha “A” é paralela ao braço da suspensão superior
• A linha “B” é paralela ao braço da suspensão inferior
• A linha “A” e “B” é intersectada pelo ponto “IC” (centro momentâneo, ou instant center)
• A linha “C” vai do ponto de contato com a roda(ou WC, que começa no ponto inferior da roda) até o ponto IC
• O ponto “C” que cruza a linha central(ou CL) do carro é o centro de rolagem


O centro de rolagem em ação

Numa curva, a força centrifuga aplicada no CG do carro, força-o a ir para o outro lado da curva. Isso é causado porque o CG gira em torno do centro de rolagem.
• Quando o centro de rolagem está distante do CG (isto é, um centro de rolagem baixo), quando o carro entra na curva, mais o CG influencia sobre o centro de rolagem, e assim, o carro rola mais
• Quando o centro de rolagem está próximo do CG (isto é, um centro de rolagem alto),quando o carro entrar na curva, menos o CG influencia sobre o centro de rolagem, e assim o carro rola menos
• Se o centro de rolagem está acima de CG, quando entra na curva, o CG não influencia no centro de gravidade, e o carro não rola totalmente.



Ajustando o centro de rolagem


Este capítulo mostra como alterar o centro de rolagem. Podemos notar que quanto mais angulado o braço da suspensão, mais alto é o centro de rolagem, e o contrário também, quanto menos angulado, mais baixo é o centro de rolagem.




EFEITOS SOBRE O AJUSTE DE CENTRO DE ROLAGEM FRONTAL


A rolagem dianteira tem mais efeito com o carro em toda potencia durante o meio e fim da curva



EFEITOS SOBRE O AJUSTE DE CENTRO DE ROLAGEM TRASEIRA


O centro de rolagem traseiro é afetado em situações onde há ou não aceleração, isso em todas as curvas

 

 

FONTE: