Montagem Embreagem Centax

01/06/2010 13:15

Como montar corretamente embreagem tipo centax. (Kyosho V-One RRR)

Procedimento de montagem e acerto da embreagem tipo centax.

Aqui veremos como montar corretamente a embreagem dos carros de competição, como no caso da embreagem do V-One RRR.

 

Na foto abaixo, temos as peças da embreagem do Mugen MTX-4 na fileira de cima e do Kyosho V-One RRR na fileira de baixo, somente para constar que são intercambiaveis.


Iremos ver a montagem usando a embreagem do Kyosho V-One RRR


Somente para constar, para quem for usar a embreagem do V-One RRR no MTX-4, adicione uma arruela de 1mm de espessura, antes do "collet" (coninho), para que o sino fique na posição correta em relação as coroas.

Ultimamente, temos disponível no mercado motores com elevado nível de potência, a minha dica, no caso, é de furar com uma broca de 4mm, os 3 buracos dos 3 "pesinhos", como nas fotos.
Isso os deixará mais leves, e será preciso mais rotação do motor para conseguir engatar a embreagem e poder aproveitar a potência que somente aparece nestes motores em alto giro.


Colocamos então o "prato" e a "sapata", depois o suporte da mola, a mola em si (original do kit), e colocamos o "pilot nut" (porca de ajuste).


O meu método de ajustar o aperto da mola (chamada de pré-carga), é apertar a porca até o final, e soltar uma quantidade de voltas. No caso de sapata nova, usando o motor 12TZ-T3, eu solto 1 volta e meia.

Usando este método, teremos uma medida do final do virabrequim até a porca, de +/- 1.4mm verifique com um paquímetro digital. Geralmente temos uma diferença de +/- 0.2mm.




Eu gosto de ajustar a embreagem com a folga entre a sapata e o sino com +/- 0.2mm este ajuste é chamado de "END-PLAY".
Os manuais não ensinam a regular o end-play, porém isto deixa o acerto da embreagem mais fino e fácil de regular.
Para ajustar, serão necessárias várias arruelas especiais para este fim. Existe no mercado pacotes com arruelas na medida 5x8 de 0.1mm ~ 0.3mm. Estas arruelas são essenciais para um bom acerto da embreagem.





Comece colocando uma arruela de 0.3mm, coloque o rolamento 5x10 e o sino, repita este processo até que o sino gire sem pegar na sapata, neste momento retire uma arruela de 0.3mm e coloque 3 arruelas de 0.1mm. Se estiver pegando na sapata adicione mais arruelas, no momento que não pegar mais, teremos então um ajuste de 0mm. Colocamos então mais arruelas para dar a medida desejada, no caso, mais 0.2mm de arruela.

Podem ser necessárias várias arruelas, ou somente 1 ou 2, isso varia bastante, até mesmo após desmontar o flywheel, teremos uma diferença nesse acerto.

Este ajuste não é possível medir usando paquímetros, o acerto depende muito do mecânico em questão.

Utilize no máximo 0.3mm de end-play, mais que isso a embreagem pode quebrar.





O último acerto é a folga final, neste caso usamos as mesmas arruelas de 5x8mm colocando entre o rolamento "thrust" e o "bell-guide", colocamos arruelas até da uma folga mínima, entre 0.2mm ~0.3mm.

Se acertar esta folga com menos de 0.1mm, forçará o rolamento e o thrust, podendo encurtar a vida deles, se colocar mais de 0.4mm de folga, teremos problemas de ajuste dos pinhões e coroas. Este último é considerado problema crônico no caso do MTX-4.

Ao montar pela primeira vez a embreagem, é indispensável a revisão e re-acerto da embreagem.

O ajuste da porca de ajuste, deve-se fazer na proporção de 1/8 de volta. O ajuste ideal depende muito da pista.

 

FONTE: